Dicas e Noticias




ALÔ, CHICS!

A lista de tendências do SPFW . verão 2016

Alô, Chics! 

Último dia de SPFW, dia de balanço das tendências do próximo verão, se é que se pode chamar de tendência uma lista tão grande! Talvez o melhor seria dizer que esses itens são as novas ofertas da moda para que cada um escolha o que mais combina com seu estilo. É bom porque tem para todo mundo! 

Vamos lá:

. CORES: muito branco, cru, cores pastel e – inesperadamente – marrons

  
Samuel Cirnansck, João Pimenta e Lino Villaventura

  
Osklen, Paula Raia e Água de Coco 
  
Alexandre Herchcovitch, Lilly Sarti e Reinaldo Lourenço

  
Ronaldo Fraga, Uma e Vitorino Campos
  
Alexandre Herchcovitch, Juliana Jabour e Lilly Sarti

. VESTIDINHOS anos 1960 em formato A

  
Gloria Coelho e Lilly Sarti

. Roupas com muitas TEXTURAS e aplicações em 3D

  
Acquastudio, PatBo e Patricia Vieira

. SOBREPOSIÇÕES

  
Osklen, TNG e Uma

. RECORTES vazados na altura da cintura

  
Animale, Colcci e Juliana Jabour
. O TECIDO mais usado: a renda

  
Isabela Capeto, Iódice e Juliana Jabour

. CALÇAS curtas, pantalonas e a volta da clochard (até em moda praia!)

  
Gloria Coelho, Apartamento 03, Sacada

  
Animale, Juliana Jabour e Vitorino Campos

  
Giuliana Romanno, Iódice, Salinas

. VESTES

  
Cavalera, Reinaldo Lourenço e Uma

. ACABAMENTOS esfiapados - aqueles, sem barra


2nd Floor, Apartamento 03 e Osklen

. LAÇOS


Acquastudio, Gig e Iódice

. TECIDOS tramados em rede


Patricia Viera, Têca e Lenny Niemeyer 

. ASSIMETRIA nas barras das saias e dos tops

  
Adriana Degreas, Juliana Jabour e Wagner Kallieno

. SAIAS mídi. Parece que desta vez vai!

  
FH, Acquastudio e Ellus
. CONTRATES nos vestidos de corpo opaco e saia transparente

  
Paula Raia, Tng e Vitorino Campos

. LOOK ladylike

   
Gig, Lolitta e PatBo

. BABADOS grandes e pequenos

a
Amapô, Lolitta e Reinaldo Lourenço

. ARTESANATO em alta

  
Paula Raia, Triya e Água de Coco 
. JEANS: predominância das calça e dos tipos fashion

  
  
2nd Floor, Amapô e Cavalera (no alto); Ellus, TNG e Wagner Kallineo
.TEMA recorrente: a brasilidade.

  
Têca, Ronaldo Fraga, Iódice

Se vocês olharem a lista de tendências que fizemos no Minas Trend vão ver que elas batem com as que vimos aqui. A maior diferença é que em BH tinha muito laranja e aqui a cor dominante foi o branco e lá o vestido chemisier foi muito forte e aqui menos.

Gostaram das novidades? Não foi uma estação espetacular, mas foi bem razoável e com boas propostas novas para motivar o consumidor. Um esforço louvável dos nossos industriais. Parabéns para eles! 

Beijos,
Gloria Kalil

CRÉDITOS: CHIC POR GLÓRIA KALIL







MODA  PELOTAS / RS


http://www.acordeidiva.com.br/content/moda/tendencia/estilo-e-glamour-no-moda-pelotas-2014/





RAMARIM - TENDÊNCIAS OUTONO - INVERNO 2015










De uns anos para cá, o veludo voltou para dar o ar da graça e nunca mais sair do nosso inverno <3. Quentinho, flexível e super agradável ao toque, ele permite montar um visual que vai do total clean e confortável para o dia a dia, ao diva sedutora da noite.
Nesta temporada ele volta repaginado em modelos de saia lápis, leggings, blusões, vestidos acinturados e, por que não, mega decotados. ;)
Além do brilho natural das fibras do tecido, que deixam qualquer look (e você) poderosa!






TIE-DYE É TENDÊNCIA EM 2015


Mais um sinal de que os anos 70 estarão em alta este ano: depois de algumas temporadas no fundo do armário, chegou a hora de trazer de volta o Tie Dye com força para as ruas!
Peças com shapes básicos ganham diferentes variações no tingimento e deixam o look mais despojado.
Seja preto e branco ou multicoloridos, os degradês do tie dye permitem variações de looks para qualquer ocasião. Capriche nos acessórios metalizados e com brilho para dar mais poder ao visual. ;)








O MILITARISMO ESTÁ DE VOLTA


O militarismo marcou (muita) presença nas semanas de moda de 2015 e promete fazer a revolução no seu guarda-roupas neste inverno. Cores como o clássico verde musgo, cáqui e marsala permanecem como o carro chefe das novas coleções e as peças vem com modelagens oversized e super bolsos.
Os parkas serão item essencial da próxima estação, podendo ser combinado com vestidos, sobrepostos com outros coats ou simplesmente para dar aquele toque mais rebelde para seu look fofo.

As estampas camufladas também não serão deixadas de lado, casando perfeitamente com suas peças jeans. Você vai poder aproveitar também as variações de trench coats e paletós com abotoamento duplo que vão deixar qualquer visual mais sofisticado.


Se você já é mais casual, essa trend vem muito mesclada com estampas listradas e acessórios metalizados como pulseiras, colares e cintos de fivela grande


Aproveita que tudo está a favor dessa trend nesse inverno e se joga com seu coturno Ramarim, gata! ;)









TENDÊNCIA 2015: MIX DE ESTAMPAS INVERNAL


Lembra quando falamos sobre mix de estampas? Chegou a hora de aplicar essa trend no clima invernal.
Geralmente, a moda de inverno é monocromática e sem muitas estampas. E é exatamente isso que torna essa tendência interessante: a quebra da seriedade das peças para o frio.
A chave para não errar é procurar não misturar estampas de cores muito diferentes, pelo menos enquanto você é iniciante na arte de misturar prints. Por isso, opte por juntar estampas clássicas, como bolinhas e listras. Essa é uma ótima maneira de entrar nessa tendência sem medo de ficar exagerada.
O mix de estampas invernal aparece muito na forma xadrez + listras. A simetria das linhas dá um ar mais sofisticado e ao mesmo tempo descontraído ao look. Se você ainda fica com medo de se jogar de cabeça nessa trend, que tal começar com um acessório? Pode ser uma bolsa, um cachecol, o que você quiser. Dá uma olhada:

Os florais também estarão com tudo nesse inverno, especialmente quando combinados com listras



Claro que você não precisa necessariamente usar apenas essas duas combinações. Se quiser ousar mais, combine estampas inusitadas e crie looks super originais. Inspire-se no streetstyle ;) 


A gente já está louca para a chegada do inverno, e você?





A SENSUALIDADE DOS CORPETES


O corpete, também conhecido como corselet, é uma versão mais suave do espartilho, que no século XIX tinha como principal função dar postura e suporte aos seios. Só que ele ficava tão apertado que algumas mulheres até desmaiavam, acredita? E é por isso que hoje estamos mais do que satisfeitas com o corpete que além de não apertar te deixa super sexy!
Por incrível que pareça, essa peça é super versátil. Você pode usar tanto para um passeio durante o dia, quanto para balada ou jantar romântico com o gato.
Corpete + Calça
Dependendo do tipo de calça que você usa, dá até para ir numa festa assim! Para o dia, o bom e velho jeans são a combinação perfeita. Já para a noite, prefira calças de alfaiataria. Se quiser que o look fique mais descontraído, escolha calças coloridas.
Corpete + Saia
Esses looks mais arrumadinhos ficam super românticos e são ideais para saídas com seu gato. Se quiser ousar mais, escolha um corpete com rendas ou com estampas de animais. Fica lindo!



Corpete + Short
Essa combinação deixa seu look o mais descontraído possível. É o ideal para passeios ao ar livre, festivais de música e outros mais diurnos. Os corpetes em versão cropped são os melhores amigos do seu short jeans. Use e abuse!

E aí, o que acha de compor looks para dia e noite usando corpete e seu Ramarim preferido? 






TÁ NA MODA: GOLA ROLÊ COM VESTIDO


Se tem uma tendência que remete à infância, ela é essa. Lembra quando sua mãe te fazia colocar uma blusa por baixo do vestido no inverno? Pois é. Mas, não se deixe enganar: a trend é super moderna e esteve presente em praticamente todas as fashion weeks do mundo nesse ano. 
Usar gola rolê por baixo do vestido nos dias mais frios é uma ótima alternativa para quem ama essa peça de roupa e não quer abrir mão dela no inverno. As principais combinações são feitas com florais e combinações monocromáticas, mas, nada impede que você se jogue no color block, por exemplo.



A gente já está louca para usar essa tendência, e você?







O CONFORTO DO ESTILO NORMCORE


Normcore é o termo usado para definir o estilo “normal”. Peças básicas, cores neutras e pouca estampa chamam a atenção nesse estilo que é – ao mesmo tempo – confortável e super estiloso. Sabe aquela marca registrada do Steve Jobs, com aquela gola rolê, jeans e tênis? O estilo do criador da Apple define exatamente essa tendência.
Outras características bem marcantes do normcore são as peças oversized, moletons, vestidos de corte reto, estilo 80s e looks bem minimalistas.
As jardineiras são indispensáveis no guarda roupa de alguém que segue esse estilo. Essas peças são geralmente combinadas com blusas básicas e discretas, em cores neutras. As queridinhas são as brancas! Dá uma olhada:
Os vestidos, como falamos, têm cortes retos e também aparecem em cores neutras. Cinza, bege e branco são as cores favoritas.

Para deixar o look ainda mais casual, os adeptos ao normcore usam jeans, calças sociais e pasme: calças de abrigo! Tudo isso sem perder a pose e o estilo. Quer ver?


Agora, o que acha de se jogar nessa tendência e combinar com seu tênis ultra confortável Ramarim?

         



MODA PELOTAS 2014 - UM GRANDE EVENTO DE MODA NA REGIÃO SUL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL 


Começamos a receber os cliques de ontem! Agradecemos a presença de todos que foram prestigiar o maior evento de moda da zona sul. Confira cliques exclusivos também em nosso instagram @modapelotas ‪#‎MP‬ ‪#‎soumodapelotas‬



Começamos a receber os cliques de ontem! Agradecemos a presença de todos que foram prestigiar o maior evento de moda da zona sul. Confira cliques exclusivos também em nosso instagram @modapelotas #MP #soumodapelotas

Conheça o aprendizado profissional para se tornar um Consultor de Imagem e Estilo




www.inmodaconsultoria.com.br


Entre no site e faça a sua inscrição e transforme o seu gosto por moda em profissão!




HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES



                    


                       CURSO - FORMAÇÃO EM CONSULTORIA DE IMAGEM E ESTILO

                                                                                                                     


                                 A In Moda Consultoria oferece cursos para a Formação em Consultoria de Imagem e Estilo para você adquirir todo o conhecimento necessário sobre como trabalhar com a imagem pessoal e corporativa de seus clientes. *  Maiores informações sobre nossos cursos: inmodaconsultoria@terra.com.br  

                             


                                                        
                                                             EM BREVE! AGUARDE...
                                                           




Vestido y Flor foi criada pela Estilista Rose Mendes uma mente itinerante e feminina que desenha e confecciona os vestidos sonho de qualquer mulher romântica. A marca é especializada na criação de vestidos delicados com um toque retrô vintage e no estilo clean.E visa atender e satisfazer todas as mulheres que se interessam e adoram usar vestidos românticos,moderninhos e joviais trazendo de volta toda a feminilidade.

A marca possui vários modelos de vestidos para te proporcionar uma oferta variada com qualidade e bom gosto. Assim todos os dias as nossas clientes poderão usar um novo vestido.

E se você é apaixonada por esta peça há de se encantar com todos os nossos modelos porque vestidos e flores bailam por aí !


                        ENTREVISTA SOBRE A PASHMINA NA VILA MULHER NO PORTAL TERRA EM 25/04/2011- 05H00 - MODA
                                       

A PASHMINA

Esta máteria faz parte do Vila Mulher - Portal Terra, Segunda-feira ,25/04/2011- 05h00- Moda - onde tive a minha participação na orientação do uso da pashmina. É ótima,confiram!


Foto/Reprodução blog Ana Paula Pedras


A estação mais charmosa do ano está chegando e para acompanharmos sua beleza alguns acessórios são indispensáveis. A pashmina, por exemplo, é uma peça que, além de versátil, nos mantêm bem quentinhas.

Com uma variedade enorme de estampas, cores e tecidos podemos dar vida aos looks mais pesados de inverno.


Na verdade, pashmina é o nome do fio de que são feitos xales, mantas e blusas. Porém, o nome pegou e peças em formato retangular com mais de um metro de comprimento passaram a ser chamadas de pashmina. Além das clássicas feitas de lã, há peças confeccionadas a partir de seda, viscose, algodão e poliéster. Pashmina é tradicional de países orientais, por exemplo, Índia, Egito e Tibet.


Este acessório não precisa ser usado exclusivamente no pescoço. Segundo Rose Mendes, consultora de moda e estilo, pashmina pode ser usada nos ombros, cintura e até na cabeça. "É um acessório fácil de empregar, uma peça versátil, chique e fica elegante com terninhos e vestidos. Deixa um estilo mais descontraído com casaquinhos, casacões, shorts e até com jeans e camiseta", explica.


Marília Lemos, representante da loja Pashmina, sugere: "As de tecido mais leve podem ser usadas como cangas ou amarradas em bolsas, a fim de dar um toque diferente à peça."


Marília Lemos revela que o look que promete arrasar no inverno 2011 é composto pela pashimina combinada com peças fundamentais em qualquer guarda-roupa: "Você pode usar um vestido básico com pashmina colorida ou estampada, shorts com casaco e pashmina, look neutro com destaque na pashmina e cinto por cima". Rose lembra que calça skinny e trompete ficam lindas com a peça de inverno. Ambas as consultoras de moda e estilo afirmam que esta é uma peça versátil e charmosa.


Confira as fotos: http://vilamulher.terra.com.br/


A maneira mais comentada de se usar pashmina é com um cinto fino prendendo-a na cintura. Marília garante que esta forma de usar a peça acentua a silhueta e afina o tronco. Outro jeito é deixá-la mais larguinha ao redor do corpo e transformá-la em um casaco. "Esta produção moderna e super estilosa é como se fosse um casaco jogado sobre os ombros com um cintinho amarrado na cintura.


Este look torna qualquer visual interessante e pode ser feito até sobre uma camisa longa masculina", completa Rose"O cinto fino é o mais indicado para este look, pois não briga com as demais informações da roupa e echarpes compridas favorecem a composição", lembra Marília.
Sobre as cores que serão tendências na estação mais fria do ano, predominam as quentes, como marrom, chocolate e caramelo, além das clássicas branco, preto e cinza. Estampas também serão bem-vindas: listrada, xadrez e florais serão as mais usadas. "Para a moda inverno estão em destaque os lenços de pashmina largos, especialmente os que imitam peles de animais e da tão famosa oncinha. Para um look mais elegante, as de cores sóbrias são as indicadas", afirma Rose Mendes.

Para finalizar o look é importante dar atenção aos cabelos. Deixá-los presos em um rabo de cavalo ou coque no alto da cabeça, por exemplo, dará mais evidência ao rosto, além de não correr o risco de causar a impressão de ter o pescoço curto ou de estar sufocada. "E é muito bom para disfarçar também quem tem os quadris largos focando os olhares para a parte superior do corpo", ensina Rose.
Por Bianca de Souza (MBPress)



                           SAIBA QUAIS SÃO AS TENDÊNCIAS OUTONO INVERNO/2014! 


                            

Tendências do outono/inverno 2014

VEJA RIO consultou estilistas para apontar os dez modismos que vão fazer a sua cabeça na temporada mais fria. Veja as tendências

por Louise Peres | 20 de Março de 2014
Vai levar tempo até que o calorão dê uma trégua e os dias no Rio fiquem amenos, marcados por um céu de azul intenso e temperaturas mais brandas. Mas as tendências que você vai vestir e desfilar pelas ruas cariocas neste outono/inverno já estão nas vitrines, prontas para serem adotadas. Para apontar o que estará em alta por aí nos próximos meses, VEJA RIO consultou um time de estilistas e produtores de moda da cidade. Eles fazem suas apostas quanto às modelagens, estamparias e detalhes que não podem faltar no seu guarda-roupa da temporada que acaba de começar. Confira o resultado abaixo. 

1 - Calças modeladas
As pernas estarão cobertas por modelos mais modelados, com cortes diferentes. Esqueça as retas. "Estarão em alta vão desde a flare, com boca mais ampla, em um estilo mais 70’s, até as mais skinnys e cigarretes", aposta Ester Feldman, da Afghan. Segundo a estilista, os padrões estampados têm sua força, mas também valem os autênticos jeans e as sarjas lisas. 


Calça flare Afghan; pantalona Wollner; flare vermelha Afghan


2 - Franjas 
A pegada mais rústica, estilo western, vem com tudo e aparece tanto nas roupas de grifes como Leeloo e Dress to quanto nos acessórios. "A bolsa saco, repaginada, segue essa tendência e ganha adaptações com franjas", diz Fernanda Selling, da Via Mia. 

Vestido NK; bolsa saco Via Mia; blusa Dress to


3 - Moletom chique
A peça mais confortável do armário ganha ares sofisticados nesse inverno com mistura de materiais, aplicação de brilhos, paetês e silks. Vai ser muito visto compondo looks high low, fazendo contraponto com peças mais arrumadas. "Ele agora volta com cara nova, com toques de tule criando uma ilusão de ótica interessante, por exemplo", diz Mara Mac Dowell, da Mara Mac. O moletom funciona em diferentes cores e estampas, mas a supremacia continua sendo do cinza mesclado. "O clássico ‘jumper’ junto de uma saia rodada acima dos joelhos é a melhor combinação", recomenda Léo Ferreira, do estilo da Redley. 

Moleton Redley; vestido Maria Filó; moleton com brilho Leeloo; casaco com recorte Mara Mac


4 - Recortes
Muitas fendas, recortes, cortes a laser e tiras nas costas são apostas de grifes como Myth e Afghan. Esses pequenos detalhes conferem às peças fechadas um ar mais sexy, deixando parte da pele à mostra.

Vestido e blusa com recorte nas costas Afghan; blusa de tiras Myth



5 - Estamparias da estação

Saem as cores vibrantes, entram os tons fechados, de cores mais frias e sóbrias. O mix de estampas continua forte: estampas florais, bem femininas, fazem contraponto com a leitura mais madura e sexy do animal print. "As flores invadem o outono. Vistas de perto, de longe, coloridas ou não, elas aparecem misturadas a grafismos abstratos", aposta Lenny Niemeyer. 

Vestido vermelho Leeloo; vestido Lenny Niemeyer; vestido Maria Filó



6 - Jardineira jeans 
Jovem, uma das peças icônicas dos anos 90 tem tudo para ser o must have da estação. "Acreditamos muito no retorno da jardineira jeans, e criamos três modelos diferentes da peça", aposta a coordenadora de estilo do Cantão, Lanza Mazza. 

Jardineiras Cantão; Maria Filó; ZeroZen




7 - Pied de poule
O clássico pied de poule - ou pé de galinha - aparece reeditado de maneira mais atual e desconstruída. Na Wollner, surge estampado em tecidos leves, adaptados ao clima ameno do nosso outono. "Ele também ganha novas proporções em peças modernas e divertidas", diz a coordenadora de estilo Roberta Lavrille, da Myth. 

Vestido Wollner; short Myth



8 - Tricô estilizado
Do básico ao cool, o suéter voltou a ser peça desejo nessa temporada. "Ele aparece com pontos abertos, num estilo mais despojado, em comprimentos e texturas variados", explica Renata Simões, da FYI. 

Tricô tricolor ZeroZen; listrado Ateen; tricô amplo FYI; dourado, Myth



9 - Boho
De inspiração gypsy, vestidos de modelagem mais larguinha aparecem combinados a botas para um look charmoso e despojado. As franjas reforçam o clima boho-chic, que tem influências no estilo boêmio e no movimento hippie. 

Vestido longo ZeroZen; vestido curto estampado Eclectic; vestido floral Ateen


10 - Xadrez

A modelagem clássica ressurge na forma de inspirações college, punk e grunge dos anos 80/90. Moderno e despojado, ele deixa o look super atual. "O xadrez segue o mesmo conceito do moletom, onde apostamos em novos formatos, como vestidos longos e tecidos leves e fluidos", diz Roberta Ribeiro, da equipe de estilo da Maria Filó.

Vestido Cantão; camisa Maria Filó
     Créditos:  Veja Rio /por Louise Peres | 20 de Março de 2014



                                      COMO SE FAZ UM VESTIDO EM ALTA COSTURA?




                                             
Toda mulher sonha em ter um vestido desenhado por uma grife famosa especialmente para ela. Mas o que realmente leva um simples vestido, uma mera peça do nosso guarda-roupa a ser considerado uma obra de arte no mundo na moda? 
Channel abriu as portas do seu atelier e nos mostra passo-a-passo como funciona a confecção de uma roupa de alta costura. Confira:                                                           Créditos: Channel - Moda e Beleza



COMO VESTIR-SE BEM ?





                                        
                                    Como se vestir bem em dez tempos neste inverno?


Algumas pessoas conseguem se vestir com muita criatividade e aparentemente zero de esforço, mas relaxe você também pode aprender a criar o seu estilo!Coco Channel, Jackie O, Kate Moss, Carolina Ferraz e Giselle Bündchem o que elas têm em comum? O que liga todas essas mulheres é o elemento principal da arte de vestir: o "estilo".Como as tendências estão cada vez mais disponíveis em lojas de todos os preços, o estilo é a única forma de se destacar na multidão.O estilo tem muito a ver com o auto-conhecimento, só quando aceitamos quem somos, nos sentimos seguros para apostar nas próprias idéias de moda. Ninguém nasce com estilo, a gente vai lapidando com o tempoMas para adotar seu estilo de vestir e se destacar dentre todos, existem algumas regras e aqui vão elas.


Defina-se-É um dos conselhos mais antigos, "diga como você anda que eu lhe direi quem tu és". Feita as adaptações, o ditado é simples: quem você é? Qual sua idade? E profissão? Onde você mora e onde você costuma viajar? Que lugares frequenta? Um estilo bem resolvido é construído com base em dois pilares. Estilo de vida e biotipo. Quando você 
define se é clássico, retro, romântico, ou uma mistura desses. Fará compra certeiras.

Memorize-Monte um mural com imagens que você gosta de catálogos ou revistas, as idéias não vêm do nada, é preciso alimentar a criatividade. À medida que o tempo passa e você adiciona novas fotos percebe como o seu gosto vai mudando.

Limpe- Dê aquela geral no seu guarda-roupa. Tire tudo e reavalie cada roupa que lhe cai bem e o que não lhe servir mais, doe tudo. Este passo ajuda a enterrar a pessoa que você não é mais.

Recheie - Toda mulher deve ter peças coringas. São as peças mais importantes do seu guarda-roupa. 1 vestido, 1 terno, tricôs (de gola V, canoa e rulê), 1 camisa branca, 1 escarpim, 1 bota, 1 sandália fina de salto, 1 rasteira, 1 jeans, 1 jaqueta, 1 bolsa de cor neutra. Considere todas as áreas de sua vida, do trabalho ao lazer.

Ame e ame-se - Não guarde roupas e acessórios que você gosta pouco ou mais ou menos. Você tem que amar a roupa, pois só assim terá a sensação de segurança. Um jeito de medir o impacto da produção são os elogios que você receber.

Compre o necessário- Não caia na tentação de comprar por impulso ou porque está na promoção, você pode se arrepender, como quem quebra uma dieta comendo uma caixa de chocolates. Saiba exatamente o que você precisa, caro ou em conta, necessário ou mimo.

Liberte-se Estilo é liberdade. Não se censure se tiver vontade de vestir algo que a moral fashion condena. Mas cuidado com os exageros.

Misture-Mas nem tanto, muitas grifes juntas matam a produção, não adianta se esconder atrás de looks assinadíssimos, pois estilo independe de etiqueta. O melhor é dar o papel principal a uma ou duas peças do look.

Balanceie-Ter estilo é saber renunciar as tendências que não são para você. Os comprimentos que não se adaptam ou as cores que não combinam com seu tom de pele.

Renuncie- Definitivamente, estilo não é eterno, ele reflete um momento de sua vida e toda vez que você muda de casa, emprego, namorado é natural que sua imagem se transforme também. Por isso dê boas vindas às mudanças

Créditos: Estilo - Cada um tem o seu.


DÚVIDAS SOBRE VESTIDOS DE QUINZE ANOS





Dúvidas sobre vestidos de 15 anos, toda menina, mãe e tia tem muitas têm. 

A festa de 15 anos é o desejo da grande maioria das jovens, uma consumada tradição. E se bem, cerimônias tradicionais cheias de formalidade já cederam espaço para baladas mais modernas, com tanta liberdade deixa ainda mais interrogantes.

Antes de tudo, é sempre importante pensar em como será o estilo e decoração da festa, além de saber quais são suas preferências, assim a composição do look estará em harmonia com toda a decoração.

Caso haja dois vestidos ao longo da noite, pois isto opcional, a regra é simples: o primeiro deve representar a delicadeza e fragilidade da infância, sendo simples e meigo; no momento da valsa, o segundo vestido é colocado, transmitindo a mulher que é apresentada agora à sociedade, devendo ser elegante, vívido e divertido.

Algumas aniversariantes chegam até mesmo a usar três vestidos por noite, mas cada vez mais a simplicidade de usar apenas um é adotada por meninas que querem mais tempo para gastar curtindo a festa, do que trocando de roupa. Uma das tendências que continua firme é a dos vestidos com saias removíveis, fornecendo dois modelos diferentes em uma rápida mudança de visual.

Para as inúmeras opções de modelos existem pouquíssimas restrições, a ideia é apenas evitar os exageros que tornem sua aparência vulgar, como: decotes muito acentuados, comprimentos curtíssimos e detalhes fora de moda – como mangas bufantes ou bordados extravagantes.

O estilo “princesa”, com corpete ajustado e saia volumosa continua sendo o preferido das garotas, mas agora aparece em versões curtas e mais descontraídas.

Entre os modelos mais escolhidos estão os tomara-que-caia, seguidos pela frente-única e o ombro-a-ombro.

Entre as cores, o sucesso das mais diversas tonalidades de rosa continua garantido; os tons de roxo e azul começam a aparecer cada vez mais, seduzindo as debutantes por sua feminilidade e estilo. 

O duo branco e preto é eleito como símbolo de elegância para esses tipos de festa, mas as cores escuras devem ser evitadas em geral.

Para as festas em que o ambiente seja realmente informal, as padronagens já começam a ser adotadas pelo toque de ousadia que conferem, mas atenção: elas devem ser em geral abstratas, e com cores que mantenham a identidade visual de toda a decoração.

Cores mais ousadas como vermelho, alaranjado e verde devem ser usados em modelos com muita atitude e estilo.

Agora que suas dúvidas quanto à escolha do vestido já foram esclarecidas, chegou a melhor parte: escolher o look do seu grande dia! Tenha certeza que está confortável e segura com o vestido que escolheu, assim não deixará de aproveitar um só segundo de sua festa.

Créditos: Portais da Moda


DICAS DE ROUPAS QUE AFINAM A SILHUETA







As mulheres não gostam de estar acima do peso, pois o mundo da moda é cruel e sempre privilegia somente as magrinhas, não fazendo roupas que caem bem em quem está gordinha.

Mas, se você sempre tem dúvidas na hora de escolher uma roupa que te deixe mais bonita e feliz, leia a seguir algumas dicas de como ficar mais magra sem muito esforço, apenas pensando bem na hora de se vestir.

Quem está acima do peso deve sempre investir em blusas que tenham o decote em V. Esse decote afina o corpo, e chama a atenção para o colo, que é uma parte muito bonita e sexy do corpo das mulheres.

Nunca use blusas sem decote, ou que tenha a gola "careca". Esse modelo, além de ser feio, engorda, pois é muito redondo e não afina o corpo da mulher.

Lembre-se que tecidos escuros sempre emagrecem. Invista em roupas pretas, marrons, chocolates, ou com a cor azul marinho e verde ocre.

As estampas devem ser sempre evitadas, mas se você não quer abrir mão delas escolha aquelas de desenho pequeno, com fundo escuro e acrescente algum acessório na sua produção, como uma bijuteria ou uma bolsa bonita.

Quem está fora do peso não está proibida de usar saias. Mas nunca use nada volumoso. Saias ajustadas ao corpo, de cor escura e corte reto e clássico (tipo saia de secretária, social) são uma ótima pedida, pois afinam e deixam mais magra.

As calças devem ser sempre bem cortadas e alinhadas ao corpo da mulher. Nunca use calças justas demais, ou larga demais. O modelo jeans clássico, com a cintura não tão baixa, e a perna não muito larga, fica lindo e disfarça qualquer gordurinha.

Os casacos devem ser sempre mais ajustados e finos. Nunca use casacos volumosos, ou que deixem parte do quadril à mostra. Use casacos que tampem o cós da calça (mas não o bumbum) e que sejam justos nos braços.

Os vestidos devem ser no máximo até a altura do joelho, e de tecidos escuros. Invista nos decotes e lembre-se de ajustar os vestidos ao corpo. Se você estiver gordinha e usar algo muito largo, ficará ainda mais gordinha.

Se você tem uma barriguinha saliente, use sempre uma calcinha que seja mais alta e que aperte a barriga. Seu corpo ficará mais modelado, e você ficará bonita em qualquer roupa.
Lembre-se sempre que uma ótima pedida para disfarçar as gordurinhas é sempre andar com um acessório legal, como uma presilha no cabelo, uma bolsa, um anel, ou um sapato bonito. O legal é sempre chamar a atenção para outras partes do corpo.

Créditos: Ello Model


DICAS ESPECIAIS PARA OS BIOTIPOS DE NOIVAS






Casamento é o dia da noiva!

Não existem regras, protocolos ou convenções que não possam ser quebradas, se assim for o desejo dela. Mas nesse cenário, é regra estar linda e ser o centro das atenções e, para isso, alguns modelos de vestidos podem favorecer melhor o corpo.

A estilista e consultora de moda Maria Zeli ensina a escolher modelagens que vestem melhor altas, baixinhas, magrinhas e as cheinhas. 

"A beleza de um vestido deve ser atemporal, pois ele será lembrado a vida toda e registrado na memória da noiva e também em fotos e vídeos. Cada mulher tem tipo físico e personalidade inerentes a ela, então, cabe ao estilista orientá-la e criar um que seja exatamente o sonho dela". Maria Zeli


Confira as dicas da profissional:


NOIVAS BAIXINHAS E MAGRAS


- Prefira modelos com recorte abaixo do busto, o que alonga a silhueta, e as saias que vão ganhando leve volume.

- Pequenas caudas ajudam a dar a impressão que a noiva é mais alta. Prefira as com cerca de 50 cm.

- Modelos com gola alta e cava americana ficam bem para uma baixinha, desde que ela não tenha pescoço curto.

- O decote tomara-que-caia, preferência da maioria das noivas, está liberado. Mas deve ser muito bem cortado e estruturado de maneira que dê segurança para a noiva.


NOIVAS BAIXINHAS E GORDINHAS


- Evite saias muito justas, com volume e muitos detalhes no corpo.

- O modelo deve ser evasê, e recortes na lateral ajudam a alongar a silhueta. 

- Prefira vestidos de tecidos mais encorpados e sem muito brilho.

- Mangas sequinhas escondem o volume dos braços, se a noiva se sentir incomodada com eles.

- Decotes em forma de V ou U favorecem o busto e alongam a silhueta.

- Modelos frente-única não ficam bem se a noiva tiver ombros muito largos.


NOIVAS ALTAS E MAGRAS


- Musselina, seda pura ou cetim de seda podem ser usados por quem quer fluidez na roupa e não precisa disfarçar gordurinhas.

- Vestidos cortados na cintura com faixas e recortes podem ser usados e caem muito bem em silhuetas esguias. 

- Saias amplas com babados, sobreposições e recortes na horizontal servem para diminuir um pouco a silhueta, se este for o desejo da noiva.

- Se ela tem pouco busto, deve escolher um modelo com drapeados, babados ou decotes com golas superpostas, pois essa estratégia aumenta e valoriza a região.


NOIVAS ALTAS E FORTES


- Os modelos ideais são os de cintura baixa, que disfarçam o volume dos quadris, e saia com abertura média, não muito rodada.

- Um decote tipo V favorece bem mulheres com essa silhueta.

- O tomara-que-caia reto ou em forma de coração fica bem para todas, com exceção das que têm ombros caídos.

- Para mulheres grandes, vale sempre o lema "menos é mais", por isso prefira vestidos sem muitos detalhes e volumes.

- Prefira tecidos que tenham mais peso e não os esvoaçantes que deixam a silhueta mais ampla. 

- A noiva que desejar um vestido mais ajustado ao corpo deve escolher tecidos mais encorpados como zibelina e xantungue.

Créditos: Terra Moda - http://moda.terra.com.br/

                                         
                                            COMO SE VESTIA NO MUNDO EM 1567?

                                               
                                                                   
  Pesquisa de indumentária e vestimentas em meados do século XVI no ano de 1567 em diversas partes do mundo e acervo da Biblioteca Nacional da França.


VESTIDOS DE NOIVAS DA CHRISTIAN DIOR



Vestidos de Noivas da Christian Dior.Você consegui o mais difícil encontrar alguém que te ame e te compreenda,que te promete te amar nas alegrias e nas tristezas até que a morte ou eventualidades da vida os separem.Sabemos que encontrar a outra metade da nossa laranja não é fácil e decidir fazer um casamento,numa era em que as tradições vão sendo deixadas para trás,é um luxo e um sonho de poucos.E para quem não quer deixar esta data passar em brancas nuvens,que tal escolher um vestido de noiva a sua altura? A marca mais do que conhecida entre nós mulheres conta com alguns vestidos de fazer qualquer uma de nós suspirar.Dá uma olhada nos modelos da Christian Dior e inspire-se!

Créditos: Portais da Moda


AS INFLUÊNCIAS DAS CORES NA SUA VIDA
MODA: Como a COR pode mudar a sua vida?





Sabia que, nas ocasiões em que se quer mostrar confiante, devia usar vermelho? 

E que para exercer autoridade o azul é um importante aliado? 

Descubra mais sobre a forma como a cor que veste a pode ajudar no seu dia-a-dia.

Quando for à procura de roupas novas, não olhe apenas para as cores desta estação ou para as suas cores preferidas. 

O que é também importante ter em conta é a ocasião para a qual precisa de uma determinada peça, pois cada cor tem o seu poder (e fraqueza).

Veja o que cada cor pode dizer sobre si e qual a situação ideal para usá-la.

Vermelho - a cor da força

Positivo: extrovertido, autoconfiante, estimulante, personalidade forte

Negativo: agressivo, dominante, impaciente.

Ocasião: quando tem que mostrar-se confiante e forte.

Laranja - a cor do entusiasmo

Positivo: Vitalidade, diversão, inibido, sociável

Negativo:superficial, comum, cansativo, tonto

Ocasião: quando quer mostrar-se inovador e inibido

Cuidado: esta cor não está em todas as paletas!

Amarelo - a cor do impulso

Positivo: divertido, esperança, ativo, inibido

Negativo: cansativo, ‘furacão', volátil

Ocasião: quando é importante salientar criatividade e impulso.

Azul - a cor da autoridade.

Positivo: paz, confiança, estável, controle

Negativo: cansativo, previsível, conservador

Ocasião: numa situação de autoridade e responsabilidade

Verde - a cor da confiança

Positivo: pessoa de confiança, autoconfiante

Negativo: aborrecido, teimoso, previsível

Ocasião: quando é importante mostrar que gosta de cuidar e que é uma pessoa de confiança

Cor-de-rosa - a cor da simpatia

Positivo: amável, acessível, sem ameaça

Negativo: patético, sem importância.

Ocasião: numa situação de confiança e paixão

Roxo - a cor da imaginação

Positivo: sensível, intuitivo, fora de vulgar

Negativo: estranho, imaturo, superior

Ocasião: para mostrar confiança e individualismo

Castanho - a cor da comunicação

Positivo: terra, não agressivo, simpático

Negativo: aborrecido.

Ocasião: quando quer mostrar-se útil e flexível

Cinzento - a cor da respeitabilidade

Positivo: neutro, equilíbrio

Negativo: sem compromisso, decepcionado, seguro 

Ocasião: menos autoritário do que azul escuro ou preto 

Preto - a cor da firmeza

Positivo: formal, sofisticação, misterioso, forte

Negativo: desolado, triste, afastado, negativo, sem vida 

Ocasião: quando quer parecer forte e com autocontrole

Branco - a cor da pureza 

Positivo: limpo, fresco, futurista.

Negativo: clínico, frio, neutro

Ocasião: quando quer mostrar padrões de cuidados e higiene impecáveis Nota: com todas as cores é importante saber se constam na sua paleta de cores e qual a tonalidade. Por exemplo, para uma pessoa de pele clara e cabelo loiro o vermelho que fica bem é de uma tonalidade mais suave do que para uma morena, que pode usar um vermelho vivo à vontade!


PARA SABER QUAL A SUA PALETA DE CORES CLIQUE AQUI!

Créditos: Color Beautiful


PROFISSÃO ESTILISTA
Entrevista com Rose Mendes


    Saiba mais sobre a profissão de Estilista assistindo a este vídeo!


OS OITO ESTILOS DE VESTIR DAS MULHERES



DESFILE BENEFICENTE ELIZA ANDRADE




        Ocorreu no dia 27/06/13 um grande Evento beneficente onde Eliza Andrade levou mostras da sua coleção Outono Inverno 2013 em prol de auxilio a Escola São Benedito em Pelotas/RS. 

O Evento além do lindo desfile contou com as delícias em salgados,bolos e um chocolate quente para os convidados.Os trajes do desfile estavam muito criativos,elegantes e foram um sucesso e muito apreciados pelo público local.Participaram do Evento as Lojas Emilice Calçados, e Eudora - Uma empresa do Grupo Boticário. Parabéns,querida Eliza Andrade!   
                                                   
                                                 
                                                









                                           Créditos FOTOS:  www.espacegirl.com

                                                

                                          


                                            21 FENADOCE - PELOTAS /RS - 2013






Na Fenadoce além da diversão,os tradicionais doces verdadeiras gostosuras traz também a cultura da região sul do Estado e expõe os mais belos trajes de moda da época do apogeu do charque que são os vestuários femininos das etnias europeias que formaram a cidade : a portuguesa e espanhola. Em exposição os trajes oficiais da corte em feiras anteriores.

Créditos Fotos : www.espacegirl.com




INVERNO 2013  - PEÇAS CONTEMPORÂNEAS COM TOQUE VINTAGE



Cores para o Inverno 2013

 As cores e tonalidades do inverno 2013 oscilarão entre os tons opacos e pálidos até as cores mais vibrantes e intensas. Agências especializadas lançaram quatro temas distintos para as cores outono/inverno 2013. São elas:
Futuro Retrô – Tema que traz cores e texturas futuristas, mas, com elementos do passado, como aplicações de pedrarias e tecidos cintilantes; o glamour domina este tema, com cores como o vinho, cinza, azul claro, laranja, marinho e mostarda.

(Foto: weconnectfashion.com)
Casa de Estilo –  Tema que remete totalmente ao passado, com muita pele, cores pastéis e tecidos fluídos. Os vários tons de nude, azul claro e verde claro representam o tema.
(Foto: weconnectfashion.com)
Expressões Árticas – Tema que traz o contraste das cores quentes com o gelo do pólo ártico, com cores como o vermelho, marrom, vinho, cinza, bege, preto, rosa e ferrugem. Peles e estampas étnicas também estão presentes neste tema.
(Foto: weconnectfashion.com)
Estamparia – Este tema traz as estampas e desenhos que farão parte do inverno 2013; estampas geométricas e étnicas; e cores como o marrom, turquesa, cinza, tons de azul e os tons terrosos, serão predominantes neste tema.
(Foto: weconnectfashion.com)

Créditos: Dicas e Moda - Fernanda Catelan




Rio 2013
Ocorrente na cidade do Rio de Janeiro, o Fashion Rio exibe novas tendências que irão fazer parte da próxima estação. O evento trouxe uma grande composição de novidades e inovações de materiais, cores, modelagens, calçados e acessórios. Apresentando as coleções, o Fashion Rio Inverno 2013 contou com a presença de desfiles das grifes Acquastudio, Herchcovitch, Oh Boy, Alessa, TNG, Oestúdio, Sacada, Filhas de Gaia, 2nd Floor e Espaço Fashion.

Materiais e Modelagens

Os materiais exibidos no Fashion Rio, contaram com diversidades, vindo desde tecidos mais leves como a organza, tule, renda e seda, como também mais quentes como couro, veludo, linho e lã. Além dessa variedade de materiais apresentados para o Inverno 2013, vem também às pedrarias e paetês que trazem todo o brilho para as peças, com o foco nas mangas.
Rio 2013
As modelagens apresentaram bastante volume, contando ainda com a presença de assimetria em algumas peças como vestidos, saias, blusas e macacões. Outro foco ficou por conta da alfaiataria, com peças que possuíam um design mais alinhado e muitas vezes exibiam a cintura marcada.
Rio 2013

Cartela de Cores

Para o Inverno 2013, as grifes que se apresentaram no Fashion Rio apostaram na variedade de tonalidades. A cartela de cores exibiu vários nuances, pois iam dos tons mais neutros até os mais vibrantes, sem exceções. As tonalidades se apresentaram de modo particular e também em misturas, através de padronagens diversas, tanto nas roupas, calçados e acessórios.
Rio 2013

Calçados

Outro grande detalhe do Inverno 2013 são os calçados, eles vieram com uma imensa variedade de tonalidades e materiais. Os modelos proporcionados foram as botas de cano médio e curto, as ankle boots com cadarço e os sapatos com plataforma.
Rio 2013

Rio 2013

Acessórios

Inverno 2013 está vindo com maxi tamanhos, dentre os acessórios se destacam os colares, os brincos e anéis. Além disso, o colorido é uma grande aposta, apresentando uma grande diversidade que parte desde as tonalidades mais discretas até as mais vibrantes.
Os cintos também foram um dos diferenciais oferecidos que vieram com o intuito de marcar a cintura, trazendo modelos mais largos ou fininhos, alguns ainda possuíam a presença de aplicações de pedraria e do glitter. Outra tendência apresentada no Fashion Rio pelos estilistas são as bolsas de mão, como carteiras e as clutchs.
Rio 2013
Créditos : Carolina Schuindt 
fashionweek.com.br      


























































“I Want Candy”  -  Eu quero Doce - Tendências Verão 2013





Já diz a música da banda Bow Wow Wow - “I Want Candy” – nada melhor do que um doce! Seja ele uma dastendências que vão vigorar em nosso verão…cor de bala, de picolé, de macaron, aqueles tons bem levinhosque suavizam e deixam as formas mais românticas. Você vai usar em todas as peças de seu guarda roupa, desapatos e bolsas à  saias e jaquetasmisture os doces e saia de bem com a vida.


Créditos: Thais Stephan (texto) e imagens (reprodução).  -  Blog ABEST




O Boticário - Bonita e Linda


  1. O Boticário enaltece a beleza feminina neste à campanha já existente, intitulada “A vida é bonita. Mas pode ser linda”, criada pela AlmapBBDO e dirigida por Clovis Mello, O Boticário divulga a série Fashion Collection, inspirada nas capitais mundiais da moda (Paris, Milão, Nova York, Londres, Tóquio e São Paulo) e formada pela fragrância Linda Fashion, por esmaltes e itens de maquiagem Make B., desenvolvidos em parceria com o make up artist Fernando Torquatto. “Além de ser uma homenagem às mulheres vibrantes e com atitude, que querem sempre mais, a campanha é um manifesto da transformação do bonito em lindo tendo O Boticário como o agente deste movimento”, afirma Ana Paula Ferrell, diretora de comunicação e branding de O Boticário.
Créditos: proxima.com e Boticário e Natura lançamentos

Gloria Kalil antecipa tendências da moda outono.inverno 2012 em palestra na Courovisão - Novo Hamburgo - RS



TENDÊNCIAS  OUTONO /INVERNO 2012– A palestra Panorama da Moda 2012 trouxe ainda em imagens as principais apostas internacionais da moda.  “Está tudo bege e preto nas vitrines de Paris”, avisou. “Tem mais novidade nos calçados do que na moda propriamente.”

A jornalista citou sapatos que destacam os calcanhares, com acessórios e enfeites como correntes e amarrações, em diferentes tipos de saltos e materiais como veludo, acetinados, pelos rasos, verniz, camurça e metalizados. As botas também aparecem para todos os gostos e estilos.

Colagens, misturas de tecidos, peles, babados, os tons de joias (vermelho, rubi, esmeralda, ametista), rendas, poás e transparências aparecem intensos nos looks que chegam para o outono-inverno 2012. A consultora de moda destacou também a tendência confirmada do couro e dos casacos, em todos os comprimentos.

Créditos: http://www.novohamburgo.org/


Tendências de Cores e Tecidos outono inverno 2012 – Spinexpo
Confira as tendências para cores e tecidos


Para homens, mulheres e crianças o Outono Inverno 2012 será a estação da reinvenção, do rejuvenescimento e da exploração de novos caminhos. O conceito de tempo será valorizado, e avançará com as mais variadas idéias, principalmente com a necessidade cada vez maior de brincar, escapar, explorar e brilhar... Já é tempo de deixar o passado para trás, criando uma estação de contrastes e alternativas de cores e tecidos.

O tempo aparece para conduzir novas metas, e não apenas seguir as já existentes. As inspirações dessa estação serão apresentadas por completo no próximo SpinExpo (Feira Internacional de Fios, Fibras e Malha) de Nova York, que acontece entre os dias 19 e 21 de julho de 2012, mas o Portais da Moda apresente a preview da feira para você já ficar ligado nas próximas tendências!


Tendências Baseadas nas Passagens do Tempo

Prancha Visual Tempo de Brincar – Outono Inverno 2012 SpinExpo. Foto:Divulgação SpinExpo Tempo de Brincar

Através de brincadeiras e atividades físicas e intelectuais, o próprio “eu” de cada um é explorado por esta tendência. O tempo para se divertir, experimente e estar em constante mudança deve ser preservado, e o esporte é reinventado por um novo senso de cor que se mistura às atividades do dia-a-dia. A cultura da nova geração de consumidores deve ser estudada, já que fica facilmente entediada e necessita de constante estímulo para se desenvolver.

Cores e detalhes
A paleta vem super energizante, com uma grande gama de cores invernais, como limpos e embranquecidos verdes, que são empoeirados com roxos escuros, ganhando aspecto moderno e luminoso.

- Natural e sintético têm importância equivalente;
- Drapeados com fluidez e movimento;
- Peças em cor de pêssego são compactas e densas;
- Brilho polido alcançado pela escolha da fibra ou mercerização;
- Fios e tecidos que transmitem energia por sua aparência;
- Acabamentos técnicos e constantes inovações;
- Tecidos com elastano e movimento;
- Gráficos brincam com cores e padronagens;
- Listras modernas;
- Texturas simples e micro;
- Brilho iridescente e rico esplendor.
Prancha Visual Tempo de Brincar – Outono Inverno 2012 SpinExpo. Foto:Divulgação SpinExpo
Cartela de cores e materiais Tempo de Brincar – Outono Inverno 2012 SpinExpo. Foto:Divulgação SpinExpo


Prancha Visual Tempo de Escapar – Outono Inverno 2012 SpinExpo. Foto:Divulgação SpinExpo Tempo de Escapar

Proteção e luxúria são misturadas para criação de um novo senso de abrigo, reforçado pela beleza sutil dos dias de hoje, em constante busca pela nova perfeição. É tempo então de aproveitar o seu próprio espaço, e assim relaxar com a consciência da posse do tempo para crescer, embelezar-se e rejuvenescer. De modo surpreendente, uma áspera e crua dimensão surge em meio à feminilidade, e com seu charme natural mantêm características ambíguas, como o rústico em meio ao delicado, e ao selvagem na preciosidade.

Cores e Detalhes
As cores usadas têm aspecto pulverizado, com diferentes nuances de rosados; cobres quentes e marrons suaves sempre enriquecidos por rosas profundos e azuis acinzentados.

- Acabamentos empoeirados;
- Luz difusa aplicada de forma suave e com brilho;
- Superfícies difundidas através de escovação;
- Brilho suave e luxurioso;
- Metálicos polidos;
- Texturas macias e quentes;
- Superfícies quebradas com uma pátina natural;
- Texturas delicadas e puras em looks transparentes;
- Camadas aplicadas das mais finas até as mais grossas;
- Pontos extremamente exagerados;
- Borrados e sutileza quebrada brincando com as cores.
Prancha Visual Tempo de Escapar – Outono Inverno 2012 SpinExpo. Foto:Divulgação SpinExpo
Cartela de cores e materiais Tempo de Escapar – Outono Inverno 2012 SpinExpo. Foto:Divulgação SpinExpo


Prancha Visual Tempo de Explorar – Outono Inverno 2012 SpinExpo. Foto:Divulgação SpinExpo Tempo de Explorar

O tempo destinado à exploração da nossa própria criatividade é cada vez mais valorizado, e explorar novas idéias torna-se essencial. O olhar é voltado para as atividades artísticas, como a pintura e impressão de estampas, mas sempre as reinventando de um modo muito futurista. Expresse sua própria individualidade fazendo bom uso de peças feitas à mão, por você mesmo, e aprecie a aplicação de adornos, reforçando e criando novos looks de um jeito moderno. A liberdade de espírito de dependerá exclusivamente do tempo que cada um reservar para a criação de sua própria identidade.


Cores e Detalhes
As tonalidades mornas de castanho-avermelhado aparecem ricas, em níveis saturados; os vermelhos são fortes; dourados e bronzes são contrastados por rosas vibrantes; e todas essas cores são misturadas para a criação de um melancólico em uma dimensão pictórica.

- As aparências enganam com looks feitos à mão ou rústicos, mas sempre com uma maciez percebida ao toque;
- Muitas superfícies aparecem em nuances interessantes;
- Novidades em texturas e misturas de fibras;
- Looks volumosos e arredondados;
- Superficies com aplicação de pêlos ganham alto relevo;
- Metálicos e dourados têm tonalidades muito vibrantes;
- Aparências e toques aveludados;
- Efeitos multicoloridos;
- Estamparia e pintura feitas à mão;
- Peças espessas, mas ao mesmo tempo leves;
- Uso de padrões e cores ricas e arrojadas.
Prancha Visual Tempo de Explorar – Outono Inverno 2012 SpinExpo. Foto:Divulgação SpinExpo
Cartela de cores e materiais Tempo de Explorar – Outono Inverno 2012 SpinExpo. Foto:Divulgação SpinExpo


Prancha Visual Tempo de Brilhar – Outono Inverno 2012 SpinExpo. Foto:Divulgação SpinExpo Tempo de Brilhar

É o momento de voltar no tempo, e visitar uma época em que as peças eram especiais, queridas e refinadas, reconstruindo esses ideais no futuro, para que tenham relevância na vida moderna. Um legado decorativo do passado é combinado a uma visão racionalizada e futurista pela tecnologia. É tempo de achar uma beleza pretensiosa e perfeição através da procura, especialmente em formas decorativas e adornos modernos – assim cria-se drama e intriga, desejo e satisfação.

Cores e Detalhes

Sombras de azuis escuros e profundo são usados de forma misteriosa; cinzas e pretos são iluminados por roxos futuristas, mas que também aparecem em tonalidades escurecidas. Uma certa luz difusa é colocada em prática, polida com destaques de prata e o dourado que oferecem mais clareza visual.

- Fios altamente retorcidos e finos;
- Superfícies polidas, de um brilho claro e luminosidade sutil;
- Cintilações de todos os tipos;
- Metálicos envelhecidos e polidos;
- Aparência de pele e pelúcia;
- Efeitos de plumagem.;
- Ricos acabamentos aveludados;
- Laços e pregas;
- Aparências envelhecidas;
- Drapeados de seda e looks fluídos;
- Superfícies com sutis dobras e texturas delicadas;
- Maciez e aparência lustrosa ao extremo;
- Requintada decoração e jóias usadas com sutileza.
Prancha Visual Tempo de Brilhar – Outono Inverno 2012 SpinExpo. Foto:Divulgação SpinExpo
Cartela de cores e materiais Tempo de Brlhar – Outono Inverno 2012 SpinExpo. Foto:Divulgação SpinExpo


A segunda edição da SpinExpo Nova York será sediada no Metropolitan Pavilion/Altman Building, na cidade de Nova York, entre os dias 19 e 21 de julho de 2012. Assim, vários expositores apresentarão seus produtos de acordo com as tendências já estabelecidas pela feira para o Outono Inverno 2012.
Para saber mais sobre a SpinExpo acesse: http://www.spinexpo.com/

Créditos: Lygia Valezi
Redação




ESTILISMO E MODA



ESTILISMO E MODA



O que faz o profissional de moda:

  •  Estilista é o profissional que trabalha com estilo.É o profissional que desenvolve coleção para qualquer área da moda (acessórios, vestuário, cama, mesa e banho, etc...). Tem que estar sempre atento a todos os movimentos do mundo como, arte, dança, música, comida, grupos de pessoas, etc...

O que exige: Para ser um estilista é preciso ter conhecimento geral sobre tudo que envolve a moda, ou seja, é quem pesquisa e organiza tudo para o lançamento de uma nova coleção a cada 6 meses.


estilista deve ter conhecimentos gerais como história geral; história de seu país, estado e cidade; geografia (aspectos geográficos, como clima, território e aspectos políticos na atualidade). Além de conhecimento geral ele também deverá ter domínio nos assuntos cores, tecidos, estampas, formas, acessórios, tecnologias, tendências, atualidades, etc. Para os interessados, a formação do estilista pode ser através de curso técnico de moda, graduação em moda ou pós-graduação em moda. 

Onde trabalha:

Na área de moda existem vários segmentos além de ser o estilista completo, como por exemplo:

Administrador: profissional que entende de negócios da moda e marketing. É quem vai pesquisar o mercado para que a empresa tenha sucesso.


Alfaiate e Costureiro: Especialista em roupas sob medida é uma profissão artesanal. Pode trabalhar em alfaiataria, ateliês de costura e indústrias de confecção. O alfaiate é especialista em roupa masculina e o costureiro em roupa feminina.

Camareira: profissional que trabalha nos bastidores do desfile, e que é responsável por um modelo, ou seja, é a camareira que vai vestir ou “montar” o manequim para entrar na passarela e será responsável por ele cada vez que tiver que trocar de roupa, e se algo sair errado a culpa não será do manequim e sim da camareira. 

Cenógrafo: Projeta e dirige a execução de cenários para peças de teatro, balés, óperas, filmes e programas de televisão, eventos, feiras comerciais, festas populares, etc... É uma função importante, pois é o cenário que vai valorizar o espetáculo. O cenógrafo cria os ambientes e determina os elementos que serão utilizados em cena – objetos, móveis, iluminação, figurinos, cores e adereços. Também define como o palco ou espaço será utilizado pelos atores. No Brasil, este profissional desenvolve e realiza o projeto por inteiro, desde o desenho das peças que vão ser utilizadas até o material a ser comprado e a montagem final do cenário. 

Colorista: profissional que trabalha somente com pesquisa de tendência de cores, criando as melhores combinações e alternativas para o uso das cores da moda. É quem elabora a cartela de cores que vários segmentos irão usar. Seu ambiente de trabalho normalmente é em tinturarias e estamparias, pois é o colorista que vai analisar se a cor da produção está igual à cor de uma amostra inicial. 

Consultor de Moda: profissional que tem bom gosto e bom senso, que esta ligado à moda e vai orientar pessoas a saber como se vestir para cada ocasião, ajudando-os a combinar roupas, cores e estilos com seu tipo físico e suas características pessoais.

Coordenador de Moda: Gerência a compra e a venda de coleções de roupas em lojas e magazines, analisa as necessidades do público e as tendências do mercado.

Decorador de Interiores: Seu trabalho é criar ambientes agradáveis e que atendam às necessidades dos usuários. Decorar é harmonizar um ambiente. O decorador antes de tudo, deve interpretar os desejos do cliente. É preciso ter bom senso e percepção para entender as necessidades dos mais diferentes tipos de pessoas e instituições que fazem a diferença para definir um bom profissional. O decorador não cria ambientes para si e sim para os outros, sua tarefa só estará cumprida quando o cliente estiver satisfeito e confortável no ambiente criado. É importante que este profissional tenha conhecimentos diversos como história da arte, ergonomia, psicologia, moda, etc... É importante lembra que o espaço físico interfere na produtividade, por exemplo, no comércio, lojas bem decoradas podem aumentar a disposição dos consumidores para comprar. 

Desenhista de Acessórios: profissional que cria acessórios em geral.

Desenhista de Estamparia ou Design Têxtil: Desenha estampas e texturas para tecelagens, estamparias e empresas de confecção.

Desenhista de Moda: profissional que só trabalha com desenho de criação de roupas. Este trabalha, normalmente, em lojas de tecido ou lojas de noiva. Neste caso, o desenho tem que ser o mais próximo possível da aparência geral do cliente, fazendo com que o desenho seja mais perfeito e com riqueza de detalhes. Já o desenhista que cria modelos para confecção, não precisa ter um desenho preciso ou bonito, o que vai valer é a idéia, que será transformada em peça produzida em grande quantidade e espalhada por muitas lojas. 

Desenhista Técnico de Moda: profissional que entende de modelagem, corte e costura que vai “traduzir” o desenho do estilista (croqui) para uma ficha técnica que será usada pela oficina de costura para executar o modelo criado.

Engenheiro Têxtil: profissional formado em engenharia têxtil, que vai criar novos tecidos, e vai programar o tear para produzir aquele tecido. 

Figurinista: profissional responsável pela criação de todas as roupas e acessórios usados pelos atores em produções de teatro, cinema, televisão e publicidade, criando peças de vestuário e supervisionando sua produção. Para realizar seu trabalho, este profissional deve ter a capacidade de propor soluções, criatividade e realizar pesquisas constantes, além de facilidade para trabalhar em equipe, pois suas idéias devem estar em sintonia com as concepções de autores, diretores e atores. Outras áreas de atuação: desfiles de moda e desfiles de escolas de samba. 

Fotógrafo de Moda: profissional com formação em fotografia e especialização em moda. Dentro da fotografia para moda existem alguns segmentos como foto para revista, foto para outdoor, foto de desfile, etc...

Jornalista de Moda: profissional formado em jornalismo e especialização em moda, que vai divulgar através da mídia a tendência ditada pela pesquisadora e vai publicar trabalhos sobre os estilistas e tudo que estiver ligado à moda. Também pode ser um colunista social, que vai escrever sobre os grandes eventos que acontecem nas cidades ou país. 

Marketing de Moda: profissional que acompanha o desenvolvimento de campanhas publicitárias, coordena produção de desfiles e fotos para catálogos, viabiliza idéias. A formação deste profissional é em propaganda e marketing com especialização em moda. 

Modelista: profissional que vai fazer o molde para que a roupa seja cortada no tecido. É ele também que vai fazer a ampliação ou redução do molde para vários tamanhos. Dentro da modelagem existem várias especializações como alta costura, malharia, infantil, masculino, feminino, etc... 


Personal Stylist: profissional como o consultor de moda, mas vai trabalhar exclusivamente sobre o perfil do cliente, ou seja, é um consultor de moda particular.

Pesquisador de Moda: profissional que trabalha com pesquisa de tendências para orientar os estilistas.

Produtor de Moda ou Stylist: é o profissional que tem visão comercial e que vai transformar a coleção do estilista em um sucesso de vendas. Um produtor de moda não é um “produtor de circo”, que combina as peças mais absurdas, e sim quem faz as combinações mais chamativas (nem sempre bonitas ou usuais) para atrair atenção do público para compra.

Professor de Moda: profissional que ensina em escolas, faculdades ou cursos, a profissão de estilista.

Supervisor de Moda: Supervisiona a compra de materiais, desenvolve novos produtos e acompanha sua venda.

Vitrinista: profissional que cuida da vitrine e espaço físico de uma loja. Ele tem que ter uma visão como a do produtor de moda, ou seja, uma visão comercial que vai, através da vitrine, atrair o consumidor. O vitrinista tem que ter conhecimentos arquitetônicos para executar projetos de apresentação, por exemplo. 

As oportunidades: As oportunidades vão depender da área desejada. Existem várias oportunidades em São Paulo (capital e interior), mas também em outros estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e outros.


Créditos: Equipe pesquisa de moda - Texto :O Estilismo e a Moda.





 COMO CRIAR UM COLEÇÃO?



" No mundo massificado em que se encontra a sociedade, toda e qualquer manisfestação que abrange o singular e que faz , de alguma forma, menção à cultura de um deteminado lugar é extremamente atraente aos olhos de pessoas " famintas‟ por adquirirem algo que as torne únicas."



Iludem-se aqueles que acham que para desenvolver coleções de moda, basta saber desenhar. 


Características para ser um bom profissional estão além de rabiscos bem feitos. É preciso que se tenha capacidade para pesquisar, organizar e inovar; habilidade para desenvolver respostas apropriadas para problemas novos; aptidão para testar respostas por meio de peça piloto; treinamento para comunicar esses desenvolvimentos mediante croquis, modelos, modelagem e pilotagem; talento para combinar forma, técnica, condições, econômicas sociais e políticas da interferência do design e compreensão para trabalhar em equipes multidisciplinares. (RECH, 2001:49 apud TREPTOW, 2005:46)


Há quatro aspectos importantes para o desenvolvimento de uma coleção, a saber: perfil do consumidor direcionamento de mercado), identidade ou imagem da marca, tema da coleção e proposta de cores e materiais. ( TREPTOW, 2005)



Pesquisas realizadas pela indústria têxtil, pelo setor de fios, confecções e varejistas indicam que a primeira reação do consumidor é causada pela cor. Essa reação é seguida pelo interesse quanto ao desenho do modelo; depois, pela sensação tátil da roupa e só então pela avaliação de preço. Com base nas informações obtidas, estabelecer uma cartela de cores é uma das primeiras decisões a serem tomadas ao se criar uma coleção. A escolha das cores deverá retratar seu tema, proporcionando assim toda a sintonia da sua coleção. Ela é composta por todas as cores que serão utilizadas, incluindo o preto e branco. Cartela com 8 ou 9 cores são geralmente o suficiente para compor uma coleção. ( TREPTOW, 2005)



 A exemplo pode-se citar os azuis e os verdes, que, por vezes, estão ligados à diminuição da pressão sangüínea, enquanto que o vermelho e as outras cores quentes podem acelerar os batimentos cardíacos. O branco passa a intenção de frio, o amarelo, de ser amigável e o cinza pode ser considerado profissional ou deprimente. Há ainda de se preocupar com a cultura da sociedade em que está inserido o público-alvo,uma vez que a cor que o designer pretende usar para demonstrar certa característica, em outra cultura, pode significar o oposto. ( JONES, 2005)

As pesquisas de tendências de cores são feitas com até 24 meses de antecedência para a estação a que se destina. (TREPTOW, 2005:114)

Créditos: TREPTOW, 2005

A importância das cores é tanta que deve estar de acordo com a intenção que o designer deseja passar em relação ao seu tema para o público-alvo.
                                             
Cartela de cores e materiais Tempo de Brlhar – Outono Inverno 2012 SpinExpo. Foto:Divulgação SpinExpo